FAQ: Questões gerais

Esclareça nesta seção as suas dúvidas gerais sobre investimentos através da Raize.



Índice de questões frequentes (FAQ)

  1. Porque investir através da Raize?
  2. Quais as formas de investir?
  3. Quais os custos associados?
  4. Impostos – quando e quanto vou pagar?
  5. Os fundos detidos na minha conta de pagamentos Raize estão abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos?
  6. A Raize é regulada pelo Banco de Portugal e pela CMVM. Qual o seu âmbito?

1. Porque investir através da Raize?

A Raize é hoje uma das maiores comunidades de investimento em Portugal com mais de 60 mil investidores registados. Através da Raize, os investidores têm acesso a um conjunto de investimentos com perfis de retorno atrativos e que permitem valorizar continuadamente o capital.

  • Retornos atrativos de 6.0% ao ano e com risco diversificado - investir através da Raize é ter acesso a retornos brutos de 6.0% ao ano, diversificados e que auferem juros mensalmente. O perfil bem diversificado dos investimentos Raize (nomeadamente com recurso ao Tracker) permite aos investidores beneficiar de taxas de retorno atrativas com risco relativamente reduzido. Contudo, apesar do perfil de risco diversificado, investir em empréstimos tem risco e pode resultar na perda de capital. Historicamente, a Raize apresentou um índice de perda muito baixo o que se tem refletido em rentabilidades líquidas muita atrativas para os investidores. Consulte as nossas estatísticas para mais informações sobre os retornos auferidos historicamente pelos investidores. Como sempre, a rentabilidade histórica não é garantia de rentabilidade futura, mas é seguramente um bom indicador da qualidade do processo de investimento da Raize.

  • Os depósitos mais atrativos do mercado - para quem procura menos risco e capital garantido, o “Super Depósito” Raize oferece taxas até 1,10% ao ano (TANB), sendo um dos depósitos mais atrativos do mercado. A maioria dos depósitos em Portugal aufere menos de 0,13% ao ano (e muitos estão sujeitos a comissões de conta). Todos os depósitos constituídos através da Raize estão garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até ao montante de 100 mil euros por pessoa em cada banco.

  • Sem custos de conta - abrir e manter conta na Raize não tem qualquer custo para o investidor. Investir através da Raize é investir da forma mais competitiva no mercado.

  • Plataforma tecnológica avançada - a Raize disponibiliza aos seus investidores uma plataforma tecnológica avançada para gestão e controlo dos seus investimentos. Em 2019, a Raize foi eleita o melhor e-marketplace em Portugal pela ACEPI (Associação para a Economia Digital).

Picture1

A Raize venceu o Prémio Navegantes XXI para melhor e-Marketplace em 2019 entregue pela ACEPI - Associação da Economia Digital. Os Prémios Navegantes XXI são entregues todos os anos pela ACEPI e visam premiar o que de melhor se faz na Economia Digital em Portugal.


2. Quais as formas de investir?

O investidor tem várias formas diferentes de investir através da Raize, nomeadamente:

  1. Tracker: uma estratégia de investimento segue por norma 2 princípios chave: a diversificação e a otimização do capital aplicado. Com o Tracker, o investidor pode seguir a performance da Raize e atingir estes objetivos de forma mais prática. O Tracker destina-se a investidores que pretendam ter uma carteira de empréstimos diversificada e sempre aplicada, com uma relação retorno / risco em linha com a média da Raize.

  2. Depósitos: através da Raize pode constituir depósitos a prazo junto de bancos nacionais de forma imediata e sem custos. Os depósitos constituídos através da Raize não têm quaisquer custos associados e estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até ao montante de €100,000 (cem mil euros) por pessoa em cada banco. Constituição totalmente online, sem custos nem burocracias.

  3. Cessões: adquirir e vender empréstimos em curso a outros investidores Raize. Esta modalidade permite ao investidor selecionar individualmente as empresas onde quer investir e gerir a sua carteira de forma mais ativa.


3. Quais os custos associados?

Abrir e manter conta na Raize não tem qualquer custo para o investidor. Investir através da Raize é investir da forma mais competitiva no mercado. Consulte o nosso preçário para mais informações.


4. Impostos – quando e quanto vou pagar?

Todos os juros recebidos através da plataforma estão sujeitos a retenção liberatória à taxa de 28% na altura em que são auferidos. Ou seja, sempre que o investidor aufere juros, são retidos na fonte pela Raize os impostos devidos.

Aos residentes da Região Autónoma dos Açores é aplicável o regime especial em vigor.

É necessário declarar estes rendimentos no final do ano? O regime da retenção liberatória dispensa o investidor de qualquer obrigação declarativa no final do ano.

Posso optar por englobar estes rendimentos no final do ano? Sim. Se pretender englobar estes rendimentos terá de comunicar esse pedido à Raize nos prazos legalmente estabelecidos para que lhe possamos entregar toda a documentação necessária.


5. Os fundos detidos na minha conta de pagamentos Raize estão abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos?

Os fundos detidos na conta de pagamentos aberta junto do Raize – Instituição de Pagamentos, S.A. não se encontram abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.


6. A Raize é regulada pelo Banco de Portugal e pela CMVM. Qual o seu âmbito?

A Raize é uma instituição de referência em Portugal, regulada tanto pelo Banco de Portugal como pela CMVM, e uma das poucas cotadas na bolsa Euronext Lisbon.

A Raize – Instituição de Pagamentos, S.A. é uma instituição de pagamento autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o n.º 8711, nos termos do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e do Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (RJSPME).

A Raizecrowd - Serviços de Informação e Tecnologia, Lda é uma entidade gestora de plataformas de financiamento colaborativo autorizada e supervisionada pela CMVM, nos termos do Regime Jurídico aprovado pela Lei n.º 102/2015, de 24 de agosto. Para mais informações, consulte a seção institucional.


Tem 5 minutos?

Crie uma conta em 5 minutos, totalmente online, sem custos nem burocracias, e comece hoje a investir.

Ficou com dúvidas?

Envie-nos um email para apoio@raize.pt ou ligue-nos para (+351) 308 812 518 (dias úteis das 09:30 às 17:00, custo de chamada para a rede fixa).