Raize participa na World Investor Week 2018

A Raize vai estar presente na World Investor Week (Semana Mundial do Investidor), uma iniciativa promovida pela IOSCO a nível global, e organizada pela CMVM em Portugal, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores.

Apresentamos neste artigo algumas das principais mensagens que iremos transmitir num workshop que se irá realizar na Universidade Católica do Porto. Pode obter mais informações através do site da CMVM.

Raize: Um modelo de financiamento a pensar no futuro

Existe falta de financiamento médio/longo-prazo para pequenas empresas em Portugal. Dados de 2017 do Banco de Portugal revelam que a maioria das micro e pequenas empresas nacionais apenas recorre a financiamento de curto-prazo, nomeadamente contas correntes, livranças ou contas de cheques pré-datados/factoring. Em 2017, dos 17 mil milhões de novos empréstimos, apenas 5% foram de médio/longo-prazo, isto é, com um prazo superior a 1 ano.

Picture5

Esta prática de gestão tem custos e riscos para as empresas (e para a economia) e está a criar problemas de investimento e de crescimento sustentável.
Um estudo realizado pelo INE mostra que as micro empresas são o único escalão que não consegue investir e renovar a sua capacidade produtiva. O principal fator limitativo identificado pelos gerentes foi a fraca capacidade de autofinanciamento das empresas - o que faz com que precisem de obter financiamento externo.

An-lise-investimento-PME

Através da Raize as empresas podem obter financiamento médio/longo-prazo diretamente de investidores nacionais.

Raize: Um modelo de financiamento social e digital

Em Portugal existem cerca de 250 mil micro e pequenas empresas, das quais mais de 85% recorre a empréstimos bancários. Estes valores revelam a importância do crédito para as empresas de menor dimensão que têm, ao mesmo tempo, uma grande relevância social. De acordo com dados do INE, cerca de 40% do emprego no país é proporcionado por micro e pequenas empresas - sobretudo emprego fora dos grandes centros urbanos.

O modelo digital da Raize (e do crowdfunding em geral) permite trabalhar remotamente com estas empresas - quer estejam sedeadas em Lisboa, Bragança ou nos Açores. Aliás, apenas 12% das empresas financiadas através da Raize tem sede na zona da Grande Lisboa, o que realça o âmbito nacional da atividade.

“Na Raize consegui em 2 semanas obter um financiamento que me levaria 2 meses na banca.”
António A. - Gerente

Raize: Um bom investimento com externalidades positivas

A Raize é hoje uma das maiores comunidades de investimento em Portugal com mais de 35 mil investidores. A base de investidores aumentou +120% desde o início do ano, reflexo do bom perfil das empresas financiadas, assim como da capacidade de diversificação e obtenção de liquidez. Até à data, os investidores já obtiveram um retorno bruto acumulado de 27% (após perdas).

an-lise-investidores

“A Raize é uma ótima forma de diversificar a carteira, com excelentes taxas e possibilidade de apoiar as empresas portuguesas.”
Pedro. C. – Investidor


Sobre a Raize

A Raize é a bolsa de empréstimos para micro e pequenas empresas, onde são investidores que emprestam diretamente às empresas. A Raize conta hoje com mais de 35 mil investidores e já realizou mais de 950 operações de financiamento junto de micro e pequenas empresas.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.

Emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda do seu capital.