Resultados do ano de 2018 e perspetivas para 2019

Em 2018, os investidores realizaram uma rentabilidade média de 6,47%, em linha com os anos anteriores. A base de investidores aumentou 174% e ultrapassou as 44,400 pessoas.

Balanço de 2018

A Raize transformou-se nos últimos 3 anos numa das maiores comunidades de investimento em Portugal com uma base de investidores que ultrapassa atualmente as 44,400 pessoas. No total, já foram investidos através da Raize cerca de €21,7 milhões em PME portuguesas, o que representa um aumento de +105% face a 2017.

base-investidores-1

Em 2018, a rentabilidade média realizada foi de 6,47% (após perdas), em linha com os últimos 2 anos. No total, os investidores realizaram uma rentabilidade média acumulada de 30,37% (após perdas) nos últimos 3 anos.

rentabilidade2-3

Do lado das PME, a Raize é hoje um dos financiadores de referência em Portugal. Financiamos empresas de norte a sul, no continente e nas ilhas, com prazos de aprovação e formalização muito curtos – tipicamente entre os 5 e os 10 dias. Este posicionamento no mercado tem-se revelado diferenciador junto das empresas, e tem permitido crescer sustentavelmente a carteira global de investimento. Em 2018, conseguimos também alargar a nossa oferta de crédito para empresas de maior dimensão com necessidades de financiamento anuais entre os 250 e os 500 mil euros.


Objetivos para 2019

Definimos os nossos principais objetivos para 2019 em 5 eixos de atuação:

  • Consolidar posicionamento de referência no financiamento de longo-prazo das PME portuguesas
  • Alargar oferta de crédito para empresas com necessidades de financiamento anuais superiores a 500 mil euros
  • Disponibilizar novos produtos de poupança e investimento em parceria com entidades bancárias
  • Estudar a expansão internacional na modalidade de pagamentos e financiamento a empresas
  • Estudar oportunidades de alargamento de atividade no âmbito da introdução da Diretiva de Pagamentos (PSD2)

*Dados de atividade a 31 de dezembro de 2018 e sujeitos a alterações. Relatório e Contas de 2018 referente à Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, serão apresentados durante o mês de março 2019. Para mais informações, consulte a página de Investor Relations ou contacte-nos através de ir@raize.pt.


Sobre a Raize

A Raize é um dos financiadores de referência das PME portuguesas e uma das maiores comunidades de investimento em Portugal. A Raize Serviços de Gestão, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.

Lembre-se que emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda do seu capital.