RaizeStories #3: à conquista de novos mercados na indústria do calçado.

Chama-se VanguardPassion e são designers, fabricantes e exportadores de calçado de cerimónia - 100% personalizado - para casamentos e eventos especiais. A empresa está sedeada em São João da Madeira (uma das capitais do calçado em Portugal) e faz-se representar pela marca andIwonder, da inteira autoria da designer Andreia Silva.

O seu ponto forte: design e conforto - os sapatos andIwonder são tão confortáveis que os consegue utilizar por mais de 12 horas. De acordo com Andreia Silva, responsável pelo design e desenvolvimento do produto: “A cliente pode criar um modelo exclusivo: escolhe a cor, o tacão, as aplicações e pode ainda gravar uma mensagem ou imagem na sola. O conforto é um ponto muito forte e o feedback de clientes tem sido muito gratificante. Muitas clientes conseguem 12-14 horas de utilização dos sapatos num casamento.” Em Portugal, a andIwonder já serviu mais de 1,200 clientes, espalhados por todo o país.

"O conforto é um ponto muito forte e o feedback de clientes tem sido muito gratificante. Muitas clientes conseguem 12-14 horas de utilização dos sapatos num casamento.”

Mas a ambição da empresa vai mais longe. O modelo operacional da empresa está apoiado numa plataforma de vendas online que permite a exportação dos sapatos “Made In Portugal” para outros mercados de maior dimensão. Neste próximo ano, a empresa espera conquistar quota de mercado em mercados relevantes, como o Reino Unido, a França e a Suiça. “Com a aposta no online, estamos prontos para chegar aos 4 cantos do mundo. Só no Reino Unido e em França realizam-se mais de 700 mil casamentos por ano. São mercados com grande potencial”, como explica Tiago Correia, responsável pela área comercial e financeira da empresa.

alt
Ricardo Brito, Andreia Silva e Tiago Correia, responsáveis pela marca andIwonder.

Para esta equipa de empreendedores, é preciso planear, pensar fora da caixa e experimentar sem medo de errar.

“A indústria do calçado está pouco interessada em pequenas produções, com pares únicos e exclusivos. E como no início não tínhamos produção própria, não conseguíamos cumprir prazos nem podíamos ser muito ambiciosos no que diz respeito à qualidade. Foi nessa altura que decidimos investir em produção própria. Foi realmente um passo difícil, dadas as dificuldades de financiamento de então. No entanto, hoje terá sido das melhores decisões que tomamos desde o inicio do projecto”, como nos conta Ricardo Brito, responsável de produção, compras e stocks.

Investir em produção própria foi das melhores decisões que tomamos desde do início do projeto."

Acompanhe o processo produtivo de um sapato de cerimónia no atelier da andIwonder.

Com o financiamento dos Investidores Raize, a VanguardPassion conseguiu reforçar o investimento na sua plataforma de vendas online e acelerar o seu processo de internacionalização. “O serviço da Raize distingue-se da banca tradicional na simplicidade do processo e nos baixos custos de financiamento. A taxa de juro e a ausência de garantias foram os aspectos mais atrativos da operação”, como explica Tiago Correia.

“O serviço da Raize distingue-se da banca tradicional na simplicidade do processo e nos baixos custos de financiamento. A taxa de juro e a ausência de garantias foram os aspectos mais atrativos da operação.”

Acompanhe o trabalho da andIwonder através do website - www.andiwonder.com - e através das redes sociais Facebook, Instagram (andiwondershoes) e Youtube.