Raize prepara lançamento de “marketplace” de depósitos bancários em Portugal.

O marketplace de depósitos da Raize vai permitir aos milhares de utilizadores da plataforma aplicar as suas poupanças com taxas de juro mais atrativas junto de bancos nacionais. Lançamento do marketplace está previsto para este ano.

Uma nova ferramenta para fomentar a poupança dos portugueses.

Existem hoje em Portugal cerca de 143 mil milhões em depósitos bancários de particulares, dos quais +84% aufere uma remuneração inferior a 0.18%/ano*. Segundo o co-fundador da Raize, José Maria Rego, “a maioria dos depósitos estão concentrados em 5 grandes instituições o que faz com que não haja incentivo a remunerar os aforradores. O marketplace de depósitos da Raize vai ser importante para canalizar recursos para instituições mais pequenas e fomentar a poupança dos portugueses.”

Picture1-1

E como vai funcionar?

Através do marketplace de depósitos de Raize, vai ser possível abrir contas bancárias junto de bancos nacionais sem qualquer custo para o depositante. “Investir através da Raize é totalmente gratuito e, na nossa lógica, deve continuar a sê-lo”, refere o co-fundador. Os depósitos ficam abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos e vão poder ser constituídos até €100.000 por instituição bancária.
A oferta dos depósitos será definida pelos próprios bancos que utilizarão a Raize para captar depósitos de retalho e diversificar as suas fontes de financiamento. “Para os bancos mais pequenos que queiram captar depósitos, esta ferramenta pode ser extremamente útil. Em vez de investir tempo e dinheiro em publicidade e marketing, podem simplificar todo o processo e passar a vir à Raize oferecendo uma taxa de depósito mais atrativa.”

“A Chave Móvel Digital é um mecanismo verdadeiramente inovador.”

O marketplace de depósitos da Raize vai utilizar o mecanismo da Chave Móvel Digital (CMD) para apoiar o processo de abertura de conta. “Celebrámos com a Agência da Modernização Administrativa (AMA) – tutelada pela Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - um protocolo no início do ano para utilizar esta nova ferramenta de identificação de pessoas à distância. Trata-se de um mecanismo verdadeiramente inovador e que vai revolucionar a forma como interagimos com os serviços financeiros em Portugal”, sublinha o co-fundador Afonso Fuzeta Eça.

“Queremos ajudar as pessoas e as pequenas empresas a beneficiar mais do sistema financeiro.”

A Raize transformou-se nos últimos 4 anos numa das maiores comunidades de investimento em Portugal com uma base de investidores que ultrapassa atualmente as 45 mil pessoas. “Só em 2018, aumentámos a nossa base de investidores em cerca de 174%”.
Do lado das PME, a Raize é hoje um dos financiadores de referência em Portugal. Financiamos empresas de norte a sul, no continente e nas ilhas, com prazos de aprovação e formalização muito curtos – tipicamente entre os 5 e os 10 dias. “O mercado de depósitos é mais um passo que damos no sentido de ajudar as pessoas e as empresas a beneficiar cada vez mais do sistema financeiro”, referem os fundadores.

*Dados do Banco de Portugal referentes a Novembro de 2018.


Sobre a Raize

A Raize é um dos financiadores de referência das PME portuguesas e uma das maiores comunidades de investimento em Portugal. A Raize Serviços de Gestão, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.