Raize escreve carta aberta ao Ministério da Economia: "Estamos disponíveis para ajudar."

A Raize propôs ao Ministério da Economia utilizar a sua tecnologia e serviços (sem fins lucrativos) para canalizar rapidamente financiamento da Linha COVID-19 para as micro e pequenas empresas.


Plano para “acabar com a papelada” e fazer chegar o dinheiro rapidamente às empresas

Através de uma carta aberta direcionada ao Ministro de Estado e da Economia, Dr. Pedro Siza Vieira, a Raize apresentou um plano de 5 pontos para canalizar rapidamente financiamento da Linha COVID-19 às PME portuguesas.

Utilizando a tecnologia da Raize, acreditamos ser possível ultrapassar os problemas de formalização das operações recorrendo a um mecanismo de pool-financing, entre as várias entidades bancárias. Esta pode ser uma das formas mais inovadoras e seguras de fazer chegar o dinheiro rapidamente às micro e pequenas empresas. Este plano é implementável num espaço de tempo muito curto, dado que a Raize já utiliza este modelo com alguns Bancos nacionais para financiar micro e pequenas empresas.

Plano de 5 pontos:

1. Cada Banco que participa na Linha COVID-19 cria uma conta na Raize para financiar empresas. Já vários Bancos em Portugal têm conta na Raize. Este processo demora um par de horas dado que apenas é preciso assinaturas dos Bancos.

2. Empresas beneficiárias criam conta na Raize para receber financiamento COVID-19. Este processo demora 2 minutos.

3. Os Bancos e a SPGM são responsáveis por analisar e aprovar o financiamento às empresas (tal e qual como sucede atualmente). Após aprovação, a SPGM sinaliza à Raize quais as empresas aprovadas para receber financiamento da Linha COVID-19. A SPGM formaliza as garantias diretamente com os Bancos e cobre os créditos normalmente.

4. Assim que a SPGM confirma a aprovação de uma operação de crédito, a Raize disponibiliza imediatamente os fundos à empresa, onde todos os Bancos entram com uma participação, ou seja, um montante mais reduzido que dispensa a formalização física. O risco de cada financiamento fica assim disperso por todos os Bancos, ou seja, em teoria, até daria para reduzir o montante de garantia do Estado.

5. A Raize faz a gestão dos contratos celebrados, incluindo a disponibilização dos fundos e cobrança das prestações (servicing).


Sobre a Raize

A Raize é um dos financiadores de referência das PME portuguesas e uma das maiores comunidades de investimento em Portugal com mais de 57 mil investidores registados. Pioneiros em Portugal no desenvolvimento de serviços e utilização de novas tecnologias na área financeira, somos também uma das poucas empresas cotadas na bolsa de Lisboa.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM e a Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. Sociedade Aberta, é uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711. A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.