Raize cresce junto das empresas e lança novos serviços em ano de pandemia.

No ano de 2020, a Raize continuou a afirmar-se como a maior plataforma de financiamento direto em Portugal, tendo apresentado crescimento nas várias linhas de negócio e com bons retornos para os investidores particulares e institucionais.


Investimento em micro e pequenas empresas aumenta 25%. Estamos a trabalhar para criar o principal "gateway" de financiamento empresarial.

No total, já foram investidos através da Raize mais de 43 milhões de euros em micro e pequenas empresas portuguesas, o que representa um aumento de 25% face ao final do ano de 2019.

Para José Maria Rego, um dos momentos mais marcantes de 2020 e da história da Raize ocorreu nos meses turbulentos de março, abril e maio. Foi nessa altura que, mesmo sem qualquer tipo de apoio do Estado, a Raize manteve aberta a sua linha de financiamento para apoiar as micro e pequenas empresas.

“Foi graças à nossa base alargada de investidores particulares e institucionais que conseguimos manter aberta a nossa linha de financiamento às empresas. Sabíamos que se não o fizéssemos, muitas empresas podiam fechar”, acrescenta o Administrador Executivo da Raize.

“A crise do COVID veio reforçar a necessidade de existirem plataformas de financiamento como a Raize. Estamos a trabalhar com os nossos investidores e parceiros institucionais para transformar a Raize no principal “Gateway” de Financiamento Empresarial. Um Gateway que agregue vários tipos de investidores com elevada profundidade e que consiga responder da melhor forma às necessidades de financiamento das empresas portuguesas”, acrescenta o Administrador.

Comissões e juros crescem 8% em 2020.

No total, o Grupo gerou comissões e juros no valor de 1,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 8% face a 2019. Este resultado evidencia a robustez do negócio do Grupo, mesmo em períodos de maior volatilidade e incerteza. Em termos globais, a Raize teve um resultado operacional marginalmente negativo (-24 mil euros), fruto do efeito da pandemia no negócio de crédito a empresas que interrompeu de forma temporária o crescimento mais acelerado desta unidade de negócio durante os meses de março, abril e junho.

De acordo com a Administração, “a estratégia de longo-prazo da Raize mantem-se inalterada, consistindo na promoção de forma sustentável do crescimento das receitas, o alargamento da base de clientes da empresa e a manutenção de uma estrutura de custos racional e que possibilite o investimento contínuo e estratégico na atividade.”

Mais de 98% dos investidores da Raize com retornos positivos.

Apesar da pandemia, a Raize continuou a representar para os investidores uma excelente opção de investimento, oferecendo retornos elevados, estáveis e diversificados – mesmo nos períodos de maior volatilidade. Em termos de rentabilidade, os empréstimos em curso tiveram uma evolução positiva em 2020 (apesar do choque pandémico), o que somando à rentabilidade dos anos passados, confere aos investidores da Raize um total de 44% de rentabilidade acumulada após perdas, o que corresponde a um retorno após perdas de 6% ao ano. De acordo com Afonso Fuzeta Eça, e Administrador Executivo da Raize, “estas rentabilidades são uma consequência direta do trabalho diligente que as equipas de análise de risco e de recuperação desenvolvem numa base diária na Raize. À data de hoje, mais de 98% dos investidores Raize têm retornos positivos, o que é um ótimo indicador.”

Serviço de depósitos cresce 84% em 2020.

O ano de 2020 fica ainda marcado pelo forte crescimento do serviço de depósitos que permite aos investidores realizarem depósitos bancários com taxas de juro muito atrativas e sem custos. No total, a Raize aumentou a sua base de depósitos captados em 84%. “Oferecemos hoje um dos melhores depósitos a prazo, com uma taxa atrativa e muito flexível, portanto a nossa expetativa é que continuemos a crescer bem nesta área”, acrescenta Afonso Fuzeta Eça.

Novo serviço de Crédito Pessoal com forte procura nos primeiros meses.

Construindo em cima da base de conhecimento e de clientes existentes, a Raize lançou em outubro 2020 a sua linha de financiamento para particulares e outros profissionais com o objetivo de apoiar empresários, sócios-gerentes e outros profissionais. O objetivo da Raize é oferecer ao mercado um “novo olhar sobre o crédito pessoal”, procurando atuar em segmentos de mercado que são tipicamente ignorados por financeiras e bancos. “Esperamos bons níveis de crescimento para esta área de negócio em 2021. Só nos primeiros meses de lançamento, verificámos uma forte procura contando já com vários milhares de pedidos de crédito”, acrescenta José Maria Rego.


Equipa Raize


Relatório e Contas 2020

Toda a informação presente neste documento encontra-se disponível no Relatório e Contas 2020.


Sobre a Raize

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM e a Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. Sociedade Aberta, é uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711. A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon. A Insuraize, Sociedade Unipessoal, Lda é uma subsidiária da Sociedade e agente de seguros Vida e Não Vida autorizado pela ASF com o nº 420563248/2.