Raize contrata Haitong Bank para avançar com o “IPO”.

No final do ano passado anunciámos a nossa intenção de fazer o "IPO" da Raize na bolsa portuguesa em 2018. Nesta comunicação, gostaríamos de dar mais alguma informação sobre o processo. A entrada em bolsa será um passo importante para a empresa reforçar a sua presença no mercado, afirmando-se como um dos financiadores de referência das PME portuguesas e uma das melhores alternativas de investimento para particulares.

alt

Haitong Bank e Uría Menéndez asseguram processo

Um processo de "IPO" obedece a um conjunto de procedimentos legais e financeiros exigentes. Assim, no início deste ano, formalizámos a contratação do Haitong Bank e da Uría Menéndez para nos prestar apoio nesta operação. O banco de investimento e o escritório de advogados vão assegurar todo o processo legal e financeiro, que contará ainda com o envolvimento da PLMJ.

O processo está já a seguir os processos normais de diligência e análise que devem ficar concluídos durante o 2º trimestre. Nessa altura, estaremos na posição para avançar com o anúncio formal e subsequente colocação junto dos investidores. As ações da Raize vão ser cotadas na Euronext Lisbon, e devem ficar disponíveis para negociação nas plataformas habituais de compra e venda de ações.

Um dos principais objetivos da Raize com esta operação é alargar a base acionista, que além dos fundadores da empresa, conta com a participação de investidores nacionais como a SIMUM SGPS, PARTAC SGPS e a Parinama SGPS, que estão ligadas às famílias Champalimaud e Salvador Caetano, e o investidor Luís Delgado, ex-dono da revista Time Out em Portugal, que deu origem ao projeto no mercado da Ribeira.

Alargar a base acionista a novos investidores nacionais é um passo estratégico para a Raize, tal como foi, por exemplo, para o BCP em 1987. A entrada em bolsa do banco nesse ano foi um dos fatores que ajudou a que se tornasse hoje no maior banco privado português.

“Estamos a construir a maior plataforma de investimento em PME”

A Raize conta hoje com mais de 19 mil investidores que já investiram em mais de 650 operações com resultados muito positivos. Em 2017, os investidores obtiveram um retorno bruto realizado de 6.5% e a Raize foi considerada uma das escolhas de investimento para 2018. Do lado das PME, os financiamentos da Raize continuam a conquistar novos clientes devido à sua rapidez e simplicidade. Juntos, estamos a construir a maior plataforma de investimento em Portugal, capaz de investir de forma rápida e eficaz nas PME nacionais.


Sobre a Raize

A Raize é a maior bolsa de empréstimos nacional, onde são investidores que emprestam diretamente às empresas. Desde do seu lançamento em Portugal, a Raize já realizou mais de 650 operações de financiamento junto de micro e pequenas empresas com um valor total superior a 13 milhões de euros. A plataforma tem atualmente mais de 19 mil investidores.

Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A., uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.