Raize autorizada pela CMVM a prestar serviços de financiamento colaborativo ao abrigo do novo Regulamento Europeu.

A CMVM concedeu a autorização que permite à Raize desenvolver a atividade de financiamento colaborativo em Portugal e também nos restantes países da União Europeia, assim como alargar o seu âmbito de atividade que passará a incluir a colocação sem garantia, receção e transmissão de ordens relacionados com valores mobiliários.


O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários («CMVM») deliberou, no dia 8 de fevereiro de 2024, ao abrigo do novo Regulamento Europeu de financiamento colaborativo, conceder autorização à Raizecrowd, subsidiária detida por inteiro pela Raize, para a prestação dos seguintes serviços de financiamento colaborativo:  

  a) Facilitação da concessão de empréstimos;
  b) Colocação sem garantia de valores mobiliários e instrumentos admitidos para efeitos de financiamento colaborativo;
  c) Receção e transmissão de ordens relativas a valores mobiliários e instrumentos admitidos para efeitos de financiamento colaborativo;
  d) Gestão individual de carteiras de empréstimos.


Ao abrigo da presente autorização, nos termos permitidos pelo Regulamento, e tal como previsto no programa de atividades submetido no procedimento de autorização, a Raize poderá ainda prestar os seguintes serviços:  

  a) Serviços de pagamento, a serem prestados por entidade terceira autorizada;
  b) Sugestão de preço e/ou taxa de juro das ofertas de financiamento colaborativo; e
  c) Gestão de um boletim informativo.

"Com base nesta nova licença, a Raize está agora autorizada a exercer as atividades de colocação e receção e transmissão de ordens sobre valores mobiliários e outros instrumentos admitidos e a operar transfronteiras através do mercado europeu ao abrigo do regime do passaporte europeu."

A presente autorização permite à Raize, desenvolver a atividade de financiamento colaborativo em Portugal e também nos restantes países da União Europeia, aos quais se aplica o presente Regulamento Europeu, assim como alargar o seu âmbito de atividade que passará a incluir a colocação sem garantia, receção e transmissão de ordens relacionados com valores mobiliários, nos termos previstos no Regulamento.

De acordo com José Maria Rego, CEO da Raize, “esta autorização para operar a nível Europeu é uma ótima notícia para a empresa, que passa assim a poder explorar novos projetos internacionais, sem qualquer restrição regulatória. Estamos muito satisfeitos por darmos mais este passo”.

Para Alberto Amaral, Administrador da Raize, “o alargamento do âmbito da nossa atividade para incluir valores mobiliários é também um marco relevante, pois permitirá expandir a nossa oferta de serviços. São muito boas notícias para a empresa.”

Equipa Raize


Sobre a Raize

A Raize é uma Fintech portuguesa de financiamento da economia. Através da sua plataforma tecnológica de financiamento colaborativo viabiliza o investimento em diversas soluções financeiras destinadas a instituições, empresas e particulares. No total, a RAIZE já angariou mais de 100 milhões de euros de investidores para investimento em empresas portuguesas.

A RAIZE – Instituição de Pagamentos, S.A. é uma instituição de pagamento regulada pelo Banco de Portugal, a Raizecrowd – Serviços de Informação e Tecnologia, Lda é uma entidade gestora de financiamento colaborativo regulada pela CMVM e a Insuraize, Sociedade Unipessoal, Lda, é um agente de seguros autorizado pela ASF.