O financiamento das micro e pequenas em Portugal diminuiu 11 mil milhões desde finais de 2007 o que representa uma redução de mais de 10%. Contrariamente, os níveis de financiamento das médias e grandes empresas aumentaram mais de 13 mil milhões de euros no mesmo período.
Evolução do financiamento empresarial em Portugal (valores em €MM)
Fonte: Banco de Portugal
São dados do Banco de Portugal que mostram um esforço de redução de passivo financeiro significativo por parte das micro e pequenas empresas, em grande medida devido à redução do financiamento bancário. De 2007 e 2014, os bancos Portugueses reduziram o financiamento às micro e pequenas empresas em mais de 10 mil milhões de euros (-16%).
O que explica então esta diferença na evolução do financiamento de micro/pequenas e de médias/grandes empresas?
-
Uma redução menos acentuada do financiamento bancário. A diminuição do financiamento bancário para médias/grandes empresas foi de apenas 5 mil milhões de euros (-11%);
-
Capacidade das médias e grandes empresas em recorrerem a outras fontes de financiamento alternativas e não bancárias, tais como o papel comercial, as obrigações e o financiamento de capital;
-
Poder de negociação superior por parte das médias e grandes empresas na gestão do relacionamento com clientes e fornecedores.