"Micro e pequenas empresas incapazes de investir no atual ciclo económico."

Segundo o INE, as empresas portuguesas vão reforçar o investimento em 2019. Contudo, as micro e pequenas empresas estão a ficar para trás. Baixa capacidade de autofinanciamento é a principal razão apontada.


Segundo um recente inquérito realizado pelo INE, as empresas portuguesas perspetivam um aumento nominal de 4,4% do seu investimento em 2019. Este valor revela uma melhoria da conjuntura económica e faz antever mais investimento e crescimento nos próximos meses.

Contudo, e apesar da boa conjuntura, as micro e pequenas empresas continuam com dificuldades em investir. E muito devido à falta de financiamento.

Os resultados do inquérito revelam que as micro e pequenas empresas, responsáveis por 40% do emprego em Portugal, não estão a conseguir investir no atual ciclo económico. O estudo identifica 2 principais fatores:

  • Deterioração das perspetivas de vendas (2017 e 2018 foram anos muito bons);
  • Fraca capacidade de autofinanciamento - o que faz com que precisem de obter financiamento externo, o que nem sempre é fácil.

FBCF2

Bancos só financiam empresas a curto-prazo, o que dificulta o investimento...
Apenas 4.6% do novo crédito é de médio/longo-prazo (adequado para investir).

De acordo com dados do Banco de Portugal, as empresas nacionais continuam muito dependentes do financiamento de curto-prazo (prazos até 1 ano). Este foco no curto-prazo tem um efeito prejudicial nos novos investimentos e no crescimento da economia - em particular das empresas mais pequenas. Atualmente, apenas 4.6% dos novos empréstimos bancários têm um prazo superior a 1 ano (ou seja, são adequados para a realização de investimentos).

evolu--o-credito-1

Promovemos o financiamento de médio/longo-prazo como uma alternativa mais sustentável para as empresas.

Através da Raize, as empresas podem obter financiamento de médio/longo-prazo para apoiar a tesouraria e novos projetos. Estes empréstimos são amortizáveis mensalmente em períodos tipicamente entre os 36 e 60 meses, com taxas e custos muito competitivos.


Sobre a Raize

A Raize é um dos financiadores de referência das PME portuguesas e uma das maiores comunidades de investimento em Portugal. A Raize Serviços de Gestão, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.