Mais de €100M levantados e 3,300 PME financiadas. 8 anos de crescimento e impacto.

Em 2022, a Raize continuou a afirmar-se como a maior plataforma de financiamento direto em Portugal, tendo apresentado crescimento nas várias linhas de negócio e com bons retornos para os investidores particulares e institucionais. José Maria Rego, Founder e CEO da Raize, faz um balanço do ano e do que foi conquistado até aqui, perspetivando um 2023 com mais impacto e rentabilidade.


"Faz 8 anos que a Raize se lançou no mercado com o objetivo de apoiar o financiamento das PME portuguesas através de um modelo pioneiro de levantamento de capital e de diversificação de investimento.

Desde então que a Raize já levantou mais de 100 milhões de euros para financiar algumas das melhores e mais dinâmicas empresas portuguesas, com ótimas rentabilidades e sem recurso a programas fiscais ou apoios estatais especiais. Tudo isto só possível com o apoio de uma comunidade de investidores e institucionais que ano após ano têm vindo a reforçar o seu compromisso com a nossa missão.

Este último ano voltou a ser o melhor ano de sempre para a empresa. Não só atingimos um novo máximo histórico de financiamentos concedidos, como mantivemos uma ótima performance da carteira de crédito em que 98% dos investidores continuam a apresentar rentabilidades positivas.

“A Raize superou em 2022 os objetivos traçados e entrou numa trajetória de crescimento acelerado que pretende manter nos próximos anos.”

O mundo mudou no último ano, e a Raize mudou com ele. Além de vários ajustes e melhorias que fizemos aos nossos modelos de risco, as nossas taxas têm vindo a acompanhar a tendência de súbida dos juros, e à data de hoje, a TANB de novas operações já é superior a 6,50% em muitos casos.

Nunca é demais reforçar o impacto ESG dos financiamentos Raize. Todos os nossos financiamentos passam por um modelo apertado de aferição de impacto ESG antes de serem colocados junto dos investidores. Procuramos impacto nas várias vertentes da sustentabilidade - a ambiental, a social e a governança - e procuramos que todas as empresas onde investimos cumpram com condições mínimas de sustentabilidade. A propósito deste tema, lançamos recentemente uma parceria com a Flexdeal e a C-More com o objetivo de ajudar milhares de PME portuguesas a adaptar os seus modelos de negócio a esta nova realidade.

“Há poucos investimentos em Portugal como a Raize – investimentos que permitem obter um retorno tão atrativo com tanto impacto positivo na vida de milhares de empresas e famílias.”

Sobre o nosso customer success, renovámos em 2022 o Prémio Cinco Estrelas e o Prémio Boa Escolha, ambos na categoria de financiamento empresas. Estes prémios refletem o elevado grau de satisfação das empresas com a Raize, e reforça a sua posição como um dos financiadores de referência das PME em Portugal. Adicionalmente, e além de mantermos um foco total na qualidade dos nossos empréstimos, aproveitámos também para reduzir o nosso nível de comissionamento no mercado secundário com vista a reforçar a proposta de valor.

O que esperar para 2023? Rentabilidade, estabilidade e mais impacto. Os primeiros indicadores do ano são bastante positivos e temos expetativas de superar o ano anterior em várias frentes. Apesar do contexto de incerteza, estamos convencidos que as empresas e os investidores vão continuar a apostar no País durante o próximo ano, tanto pelo seu baixo perfil de risco geopolítico e energético, como pelas expetativas positivas que os vários programas de investimento do PRR começam a gerar."

Obrigado pela confiança,
José Maria Rego
Founder & CEO

www.raize.pt


Sobre a Raize

A Raize é uma Fintech portuguesa de financiamento da economia. Através da sua plataforma tecnológica de financiamento colaborativo viabiliza o investimento em diversas soluções financeiras destinadas a instituições, empresas e particulares. No total, a RAIZE já angariou mais de 100 milhões de euros de investidores para investimento em empresas portuguesas.

A RAIZE – Instituição de Pagamentos, S.A. é uma instituição de pagamento regulada pelo Banco de Portugal, a Raizecrowd – Serviços de Informação e Tecnologia, Lda é uma entidade gestora de financiamento colaborativo regulada pela CMVM e a Insuraize, Sociedade Unipessoal, Lda, é um agente de seguros autorizado pela ASF.