Milhares de portugueses já investem de forma diversificada na economia local, sem fator especulativo e com bons retornos.

A taxa de poupança das famílias tem vindo a aumentar desde o início da pandemia e milhões de pessoas procuram agora ideias para aplicar este capital. Isto tem levado a um aumento do investimento especulativo em vários ativos financeiros por esse mundo fora. Na Raize é diferente. Através da Raize, as pessoas investem na economia local de forma diversificada, sem fator especulativo e com bons retornos - cerca de 6% ao ano, nos últimos 6 anos.



Poupança das famílias atinge máximo de sete anos. Milhões procuram soluções para investir com bons retornos e risco reduzido.

A taxa de poupança das famílias tem vindo a aumentar desde o início da pandemia. Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatistica (INE), a taxa de poupança das famílias foi de 10,8% no penultimo trismestre de 2020. Este valor é o mais elevado desde o segundo trimestre de 2013. No entanto, muitas famílias optam por manter as suas poupanças na conta à ordem, o que acaba por ser desvantajoso. Não só há uma maior propensão para aumentar o consumo (visto que as poupanças estão sempre disponíveis), como há uma perda do poder de compra devido à inflação.

Poupan-a-Familias

Investir na economia local é vantajoso para as famílias e para a sociedade no geral.

A ausência de investimento é um obstáculo ao desenvolvimento dos mercados de capitais portugueses. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é importante proporcionar oportunidades de investimento diversificadas e atrativas às famílias portuguesas, diretamente ou através de instrumentos de investimento coletivo (como a Raize). O mesmo organismo indica que a economia portuguesa beneficiaria com incentivos ao desenvolvimento de mercados de capitais mais diversificados e integrados. Uma das soluções apresentadas passa por incentivar o investimento das famílias diretamente nas empresas portuguesas. Esta interação não só é benéfica para ambas as partes, como promove o desenvolvimento da economia portuguesa.

Investimento das empresas é importante para retoma da economia.

A economia portuguesa está numa fase de retoma que irá continuar após o fim do novo confinamento. Segundo os resultados do mais recente inquérito realizado pela Confederação Empresarial em Portugal (CIP), cerca de 85% das empresas mantêm-se em produção ou em funcionamento pleno. Este valor reflete a resiliência das empresas portuguesas. O mesmo inquérito indica ainda que, em 2021, mais de metade das PME inquiridas tencionam manter ou aumentar o nível de investimento tido em 2019. Para que esse investimento seja possivel, muitas empresas necessitam de recorrer a financiamento externo. De facto, o mesmo inquérito da CIP revela que 60% das empresas inquiridas já pediram ou tencionam pedir financiamento para investir na sua atividade.

O INE estima um aumento nominal do investimento em +3,5% para 2021, depois de ter recuado mais de 16% em 2020. Esta perspetiva do aumento do investimento empresarial será mais um garante para a recuperação e resiliência da economia em Portugal e oferece robustez às perspetivas de crescimento económico.

Evolu--o-FBCF

Os prazos para a recuperação da economia variam entre setores e dependem também da recuperação dos principais parceiros comerciais do país, no entanto, os indicadores económicos revelam que grande parte das empresas já verifica uma variação positiva da evolução do volume de negócios. Há vários anos que a economia apresentava indicadores económicos positivos para os quais tinham contribuído a evolução positiva do investimento privado e das exportações, assim como da confiança dos consumidores e do clima económico. Neste contexto, é importante apoiar as empresas para retomarem o caminho do investimento e do crescimento.

Os retornos na Raize rondam os 6,0% ao ano. Diversificados e sem fator especulativo. É por isso que a Raize é hoje uma das maiores comunidades de investimento em Portugal, ajudando as pessoas e as empresas a beneficiar mais do sistema financeiro.

Uma estratégia de investimento segue por norma 2 princípios chave: a diversificação e a otimização do capital aplicado. Através do mecanismo de diversificação da Raize (Tracker) o investidor consegue rapidamente construir uma carteira de investimento diversificada e com uma taxa de rentabilidade elevada (historicamente superior a 6,0%). Desde o lançamento da Raize em 2015, os investidores já obtiveram um retorno após perdas de mais de 44%.
Rentabilidade-Investimento-2
Se procura um sítio onde investir parte do seu capital, aceda a www.raize.pt e junte-se aos milhares de investidores que investem de forma diversificada na economia local, sem fator especulativo e com bons retornos.


Equipa Raize


Estudos citados:

  • "Projeto Sinais Vitais - Expetativas face a um futuro próximo", Confederação Empresarial de Portugal e Marketing FutureCast Lab do ISCTE;
  • "OECD Capital Market Review Portugal 2020 - Mobilising Portuguese Capital Markets for Investment and Growth", OCDE;
  • "Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional", Instituto Nacional de Estatítica;
  • "Inquérito de Conjuntura ao Investimento", Instituto Nacional de Estatítica.

Sobre a Raize

A Raize é uma das maiores plataformas de investimento em Portugal, através do qual as pessoas podem investir diretamente na economia local por meio de financiamento colaborativo. O capital investido está em risco e pode perder parte ou a totalidade do mesmo. Contudo, devido à experiência e know-how da Raize em análise de empresas, assim como ao mecanismo de diversificação promovido, o risco de investimento e perda é minimizado ao máximo, permitindo uma otimização dos retornos.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM e a Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. Sociedade Aberta, é uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711. A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.