"Há várias razões para estarmos otimistas em relação à economia portuguesa."

A economia portuguesa está de volta. Praticamente todas as empresas e agentes económicos esperam o crescimento da economia portuguesa nos próximos meses. Esta expetativa positiva de crescimento está a fazer aumentar a "confiança dos empresários" - um fator crítico para desencadear investimento privado. Só falta responder com capitalização e financiamento.

A retoma pós-confinamento já começou e a economia portuguesa deve crescer nos próximos meses, criando um bom ambiente para investir com crescimento na sua empresa. O levantamento progressivo das medidas de contenção permitiram uma melhoria da situação das empresas no mês de abril e maio e são vários os fatores que nos permitem olhar para os próximos meses com confiança e otimismo:

  • Economia portuguesa já está a crescer acima de 2019, em abril e maio

Dados do Banco de Portugal demonstram que começa a existir uma trajetória ascendente da atividade económica. Na terceira semana de março, a primeira do desconfinamento, a atividade económica disparou. Além de apresentar um crescimento homólogo elevado face a 2020, na última semana de abril e primeira de maio, a economia portuguesa já esteve a produzir mais do que nas mesmas semanas de 2019.

Atividade-econ-mica

  • Comissão Europeia prevê um crescimento da economia portuguesa de 3,9% no total do ano

A Comissão Europeia, nas suas previsões de primavera, perspetiva um crescimento da economia portuguesa na ordem dos 3,9% em 2021 e 5,1% em 2022. Esta perspetiva deve-se sobretudo ao controlo gradual da pandemia e rapidez da vacinação em larga escala, à diminuição da incerteza, ao acelarar do consumo privado (graças a poupanças historicamente elevadas dos cidadãos), a custos de financiamento baixos e políticas económicas expansionistas.

PIB2

  • Consumo privado aumenta para níveis pré-pandemia

Segundo dados da plataforma SIBS Anaytics, na primeira semana após a abertura das lojas físicas, o número total de compras atingiu valores que superaram os valores homólogos de 2019 e 2020. No mesmo período, o comércio online registou um crescimento de 51% acima dos níveis registados em 2019. Esta é a primeira vez que o número total de compras (físicas e online) atingem valores acima dos registados no pré-pandemia.

  • Maior liberdade de circulação e vacinação em massa

O lançamento do certificado verde digital promete impulsionar o turismo dentro da União Europeia. O turismo é um setor importante em Portugal, principalmnete no período do verão, e pode contribuir bastante para a recuperação da economia. Adicionalmente, a vacinação em massa pode vir a proporcionar uma recuperação bastante mais rápida no turismo e na economia no seu todo.

  • Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico aumentam significativamente

Segundo dados do INE, o indicador de confiança dos Consumidores verificou um aumento significativo, tendo atingido o valor mais alto desde abril de 2020. Esta inversão indica uma melhoria no sentimento da população, o que terá um impacto positivo no consumo das famílias ao longo dos próximos meses. Do lado das empresas, a confiança também está a aumentar. O indicador de clima económico que mede a confiança dos empresários portugueses aumentou significativamente em março. Este aumento de confiança deve motivar uma recuperação gradual do investimento empresarial.

É preciso retomar o caminho do investimento e do crescimento, reforçando as fontes de financiamento das empresas portuguesas.

Nesta fase em que a economia portuguesa começa a apresentar novamente sinais de retoma, é importante para as empresas continuar a investir de forma moderada e sustentável para manter o posicionamento no mercado. Mais do que nunca, acelerar a digitalização, garantir a resiliência, apostar na sustentabilidade e na melhoria dos processos de venda são alguns dos desenvolvimentos de mudança que podem conduzir a uma recuperação mais célere e a um crescimento mais próspero. Contudo, as PME continuam com dificuldades em investir. E muito devido à falta de financiamento.

Na Raize acreditamos no futuro das empresas portuguesas.

Mais de 230 mil empresas em Portugal utilizam financiamento para investir na sua atividade, contudo as empresas nacionais continuam muito dependentes do financiamento de curto-prazo. Este foco no curto-prazo tem um efeito prejudicial nos novos investimentos e no crescimento da economia - em particular das empresas mais pequenas. Pioneiros em Portugal no desenvolvimento de serviços e utilização de novas tecnologias na área financeira, a Raize desempenha hoje um papel importante de facilitar o acesso das PME a um financimento mais sustentável de médio-longo prazo. Uma verdadeira alternativa ao setor bancário.

Equipa Raize
www.raize.pt


Estudos citados:

  • "European Economic Forecast: Spring 2021", Comissão Europeia;
  • "Reabertura gradual e o consumo em Portugal", SIBS Anaytics;
  • "Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores", Instituto Nacional de Estatítica.

Sobre a Raize

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM e a Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. Sociedade Aberta, é uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711. A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.