FAQ: Financiamento Empresas

Esclareça nesta seção as suas dúvidas sobre o Financiamento Empresas Raize.



Índice de questões frequentes (FAQ)

  1. Quais as vantagens do Financiamento Empresas Raize?
  2. Como obtenho um empréstimo?
  3. Quais os tipos de empréstimos?
  4. Qual a taxa de juro e custos associados?
  5. Posso amortizar antecipadamente sem custos adicionais?
  6. Quais os requisitos de elegibilidade?
  7. O que acontece se a empresa não pagar?
  8. A Raize é regulada pelo Banco de Portugal e pela CMVM. Qual o seu âmbito?

1. Quais as vantagens do Financiamento Empresas Raize?

O Financiamento Empresas Raize foi distinguido com o Prémio Cinco Estrelas, com os clientes a atribuirem uma nota de "9 em 10", realçando a sua rapidez, simplicidade e boa relação preço / qualidade. Saiba mais aqui.

selo

  • Rapidez e simplicidade - todo o processo de financiamento é online e desenhado para ser o mais prático possível, sem necessidade de sair do seu escritório ou de abrir novas contas bancárias. Acreditamos que as empresas devem poder obter financiamento em 5 dias, sem balcões, e sem burocracias.

  • Sem custo de amortização antecipada - amortizar antecipadamente o empréstimo não tem qualquer custo adicional para a empresa, o que permite gerir a tesouraria com maior flexibilidade e eficiência.

  • Forma mais económica de diversificar o financiamento da empresa - abrir uma conta na Raize não tem quaisquer custos para a empresa. Ou seja, as empresas têm na Raize uma fonte alternativa de financiamento para o seu negócio sem necessidade de abrir e gerir uma nova relação bancária. Uma forma de reduzir custos assim como a dependência da banca tradicional.


2. Como obtenho um empréstimo?

O processo de obtenção de um empréstimo tem 3 fases:

  1. Crie uma conta em 2 minutos e preencha os dados da sua empresa. A criação da conta é gratuita e não tem quaisquer custos associados;

  2. Envie a documentação solicitada para análise para risco@raize.pt (gratuito e sem compromisso, com aprovação em 48 horas);

  3. Obtenha aprovação do financiamento, formalize a operação e receba o dinheiro em caixa;

Todo o processo de estudo e análise é gratuito e sem compromisso.


3. Quais os tipos de empréstimos?

Na Raize existem 3 tipos de empréstimos:

  • Empréstimos para tesouraria e investimento - empréstimos amortizáveis mensalmente em períodos entre os 6 e 60 meses. Os empréstimos podem conter um período de carência no pagamento do capital. As empresas têm de ter pelo menos 2 anos de atividade.

  • Empréstimos para antecipação de faturas - empréstimos que permitem às empresas antecipar o recebimento de faturas de clientes. Se ganhou um contrato público recentemente esta pode ser uma boa solução para a sua empresa.

  • Empréstimos "Start" - empréstimos para empresas mais jovens, com menos de 2 anos de atividade, mas que apresentam uma boa disciplina e capacidade financeira, assim como potencial de crescimento.

Após obtenção do empréstimo, todas as transferências e cobranças de fundos são geridas pela Raize – Instituição de Pagamentos, S.A., entidade autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal. Não é necessário a abertura de uma conta bancária.


4. Qual a taxa de juro e custos associados?

Taxa de juro (TANB)

Na Raize, as taxas de juro (TANB) são definidas em função do risco de cada empresa e começam nos 2,5% para empresas com risco mais baixo.

Custos associados

  • Estudo de financiamento: gratuito e sem compromisso.

  • Obtenção de financiamento: definida na proposta com base nas características do empréstimo.

  • Gestão anual do empréstimo: definida na proposta com base nas características do empréstimo.

  • Amortização antecipada: sem penalização.

Para mais informações, consulte o nosso preçário.


5. Posso amortizar antecipadamente sem custos adicionais?

Sim. Pode amortizar antecipadamente o empréstimo sem custos adicionais, o que permite gerir a tesouraria com maior flexibilidade e eficiência.


6. Quais os requisitos de elegibilidade?

Para pedir um empréstimo na Raize, todos os beneficiários têm de cumprir com os seguintes requisitos:

  • Não estar em incumprimento no sistema bancário ou junto da Autoridade Tributária e Segurança Social;

  • Exercer atividade comercial e/ou profissional de forma sustentável;

  • Ter sede fiscal / residência permanente em Portugal;

A Raize analisa individualmente cada empresa na altura do pedido de financiamento com base na informação disponibilizada. Apenas serão aprovadas empresas que apresentem condições de conforto creditício para satisfazer o pagamento dos empréstimos que venham a contrair.


7. O que acontece se a empresa não pagar?

Empresas em incumprimento ou que estejam em risco serão acompanhadas de perto pela Raize e, se necessário, por escritórios de recuperação especializados que, em conjunto com a Raize, procurarão recuperar o máximo de valor dos montantes em dívida pelas vias judiciais e extrajudiciais. Empresas que entrem em atraso / incumprimento estarão ainda sujeitas a custos adicionais, juros de mora e poderão perder o acesso à plataforma Raize para financiamentos futuros.

Muito importante: se a sua empresa estiver com problemas ou antecipar problemas no cumprimento do seu contrato de empréstimo deve entrar em contacto com a Raize com a maior brevidade possível.


8. A Raize é regulada pelo Banco de Portugal e pela CMVM. Qual o seu âmbito?

A Raize é uma instituição de referência em Portugal, regulada tanto pelo Banco de Portugal como pela CMVM, e uma das poucas cotadas na bolsa Euronext Lisbon.

A Raize – Instituição de Pagamentos, S.A. é uma instituição de pagamento autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o n.º 8711, nos termos do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e do Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (RJSPME).

A Raizecrowd - Serviços de Informação e Tecnologia, Lda é uma entidade gestora de plataformas de financiamento colaborativo autorizada e supervisionada pela CMVM, nos termos do Regime Jurídico aprovado pela Lei n.º 102/2015, de 24 de agosto. Para mais informações, consulte a seção institucional.


Tem 2 minutos?

Crie uma conta em 2 minutos e envie-nos a documentação solicitada para podermos iniciar o nosso estudo gratuito e sem compromisso. Nós tratamos do resto.

Ficou com dúvidas?

Envie-nos um email para apoio@raize.pt ou ligue-nos para (+351) 308 812 518 (dias úteis das 09:30 às 17:00, custo de chamada para a rede fixa).