FAQ: Crédito Pessoal

Esclareça nesta seção as suas dúvidas sobre Crédito Pessoal Raize.



Índice de questões frequentes (FAQ)

  1. Como obtenho um empréstimo?
  2. Quais os requisitos de elegibilidade?
  3. Posso amortizar antecipadamente sem custos adicionais?
  4. Como contratar um crédito pessoal de forma informada?
  5. A Raize é regulada pelo Banco de Portugal e pela CMVM. Qual o seu âmbito?

1. Como obtenho um empréstimo?

O processo de obtenção de um empréstimo tem 3 fases:

  1. Faça o seu pedido de simulação online aqui;

  2. Envie-nos a documentação requerida no âmbito do processo de análise e validação para creditopessoal@raize.pt;

  3. Obtenha o financiamento, formalize a operação e receba o dinheiro em caixa;

Todo o processo de estudo e análise é gratuito e sem compromisso.

O Crédito Pessoal Raize é obtido com recurso ao financiamento colaborativo nos termos da Lei n.º 102/2015 de 24 de agosto e do Regulamento da CMVM n.º 1/2016, intermediado pela Raizecrowd - Serviços de Informação e Tecnologia, Sociedade Unipessoal, Lda entidade gestora de plataformas de financiamento colaborativo autorizada e supervisionada pela CMVM.

Após obtenção do empréstimo, todas as transferências e cobranças de fundos são geridas pela Raize – Instituição de Pagamentos, S.A., entidade autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal. Não é necessário a abertura de uma conta bancária.


2. Quais os requisitos de elegibilidade?

Para pedir um empréstimo na Raize, todos os beneficiários têm de cumprir com os seguintes requisitos:

  • Não estar em incumprimento no sistema bancário ou junto da Autoridade Tributária e Segurança Social;

  • Exercer atividade comercial e/ou profissional de forma sustentável;

  • Ter sede fiscal / residência permanente em Portugal;

A Raize analisa individualmente cada empresa na altura do pedido de financiamento com base na informação disponibilizada. Apenas serão aprovadas empresas que apresentem condições de conforto creditício para satisfazer o pagamento dos empréstimos que venham a contrair.


3. Posso amortizar antecipadamente sem custos adicionais?

Sim. Pode amortizar antecipadamente o empréstimo sem custos adicionais.


4. Como contratar um crédito pessoal de forma refletida e informada?

Antes de pedir um crédito pessoal, é importante reunir toda a informação relevante por forma a poder tomar uma decisão consciente e informada, que vá de encontro às suas necessidades e que não cause problemas ou perturbação ao seu orçamento familiar. Neste sentido, é importante:

  • Avaliar a real necessidade de adquirir um bem / serviço e com isso contrair um crédito pessoal, assim como o impacto que o mesmo terá no orçamento familiar.

  • Compreender bem o seu orçamento familiar, as entradas e saídas de dinheiro e verificar que consegue pagar sem sobressaltos uma parcela adicional referente ao crédito.

  • Ajustar o montante do crédito pessoal para um valor que necessita (e não para um valor maior do que aquele que estima precisar).

  • Informar-se sobre de todas as condições em que decorre o crédito pessoal, nomeadamente o prazo, o montante concedido e o valor da Taxa Anual Efetiva Global (TAEG).

  • Ler cuidadosamente a informação legal contratual e pré-contratual, conservando os documentos consigo.


5. A Raize é regulada pelo Banco de Portugal e pela CMVM. Qual o seu âmbito?

A Raize é uma instituição de referência em Portugal, regulada tanto pelo Banco de Portugal como pela CMVM, e uma das poucas cotadas na bolsa Euronext Lisbon.

O Crédito Pessoal Raize é obtido com recurso ao financiamento colaborativo nos termos da Lei n.º 102/2015 de 24 de agosto e do Regulamento da CMVM n.º 1/2016, intermediado pela Raizecrowd - Serviços de Informação e Tecnologia, Sociedade Unipessoal, Lda entidade gestora de plataformas de financiamento colaborativo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamento são asseguradas pela Raize – Instituição de Pagamentos, S.A., instituição de pagamento supervisionada pelo Banco de Portugal.

A Raize – Instituição de Pagamentos, S.A. é uma instituição de pagamento autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o n.º 8711, nos termos do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF) e do Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (RJSPME). Para mais informações consulte o site do Banco de Portugal.

A Raizecrowd - Serviços de Informação e Tecnologia, Lda é uma entidade gestora de plataformas de financiamento colaborativo autorizada e supervisionada pela CMVM, nos termos do Regime Jurídico aprovado pela Lei n.º 102/2015, de 24 de agosto. Para mais informações, consulte a seção institucional. Para mais informações consulte o site da CMVM.


Próximos passos?

Faça uma simulação em 3 minutos [INCLUIR LINK] e envie-nos a documentação solicitada para podermos iniciar o nosso estudo gratuito e sem compromisso. Nós tratamos do resto.

Ficou com dúvidas?

Envie-nos um email para creditopessoal@raize.pt com as suas dúvidas adicionais.