"É importante continuar a investir em 2019."

A economia cresce, a procura externa aumenta e as PME estão cada vez mais sólidas. Neste artigo apresentamos 3 razões para investir com segurança em 2019.


A economia portuguesa vai continuar a crescer em 2019, impulsionada pela procura externa. Para as PME, isto significa um ambiente concorrencial mais exigente, que requer um investimento contínuo na atividade empresarial para não perder as boas oportunidades.

3 razões para investir em 2019:

  • Economia vai crescer. Condições de financiamento continuam favoráveis.​ O Banco de Portugal prevê um crescimento de 1,8% para 2019 e de 1,7% para 2020, apoiado sobretudo nas exportações e investimento privado. As taxas de juro devem continuar baixas - pelo menos até 2020 – o que ajuda a concretizar algumas oportunidades de negócio.

  • Estrangeiros querem investir (e viver) em Portugal. Google, Mercedes, Amazon e muitas outras multinacionais estão a construir centros de operações em Portugal para aproveitar os recursos humanos locais e atrair mais talento. Nos últimos 6 anos, o programa de vistos gold motivou o investimento direto (sobretudo em imobiliário) de mais de 4.2 mil milhões em Portugal. Tudo somado, e de acordo com os dados da consultora EY, Portugal apresenta-se hoje como um dos países mais atrativos da União Europeia para investir no curto-prazo.

atratividade2-1

  • Empresas estão mais fortes do que em 2011. As famílias e as empresas reduziram significativamente o seu nível de endividamento face a 2011 e estão hoje mais bem preparadas para gerir uma eventual crise económica ou redução de crédito. Os resultados e rentabilidade das empresas também têm vindo a melhorar ano após ano. Pode consultar toda esta informação sobre o tecido empresarial português no site do Banco de Portugal que apresenta um design moderno e de fácil consulta.

stock-cr-dito

3 sugestões para reforçar a rentabilidade e investir com mais segurança.

Aqui ficam algumas sugestões (simples, mas por vezes esquecidas) em como reforçar a rentabilidade da sua empresa e investir com mais segurança:

  • Diversifique os clientes e confie com "mais cautela": Períodos de abrandamento podem reduzir o acesso a financiamento das empresas e fazer disparar os prazos de recebimento. Não fique dependente de 1 ou 2 clientes (mesmo que nunca tenham dado problemas).

  • Livre-se das "Livranças": Livranças e contas correntes obrigam a renovações recorrentes que muitas vezes têm custos excessivos, exigem tempo e disponibilidade de gestão e colocam a empresa numa posição de dependência dos bancos. Financie a sua empresa a médio/longo-prazo e perca menos tempo a pensar nisso.

  • Evite "custos com descobertos": Contas com saldo próximo de zero ou negativo podem ter "custos com descobertos" desnecessários. Uma conta bancária bem provisionada é também um excelente indicador de boa gestão o que terá um impacto positivo na sua taxa de juro.


Sobre a Raize

A Raize é um dos financiadores de referência das PME portuguesas e uma das maiores comunidades de investimento em Portugal. A Raize Serviços de Gestão, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A. Sociedade Aberta, uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.