Raize: “Continuamos muito ativos a financiar as empresas portuguesas.”

Há bons indicadores de resposta a surgir na economia portuguesa. 92% das empresas mantêm-se em funcionamento e cerca de 70% espera níveis pré-covid até final do ano. Os dados mostram que as empresas estão a responder bem aos desafios provocados pela pandemia. Na Raize acreditamos no futuro das empresas portuguesas e é por isso que continuamos muito ativos no seu financiamento.


92% das empresas portuguesas mantêm-se em funcionamento, o que é um bom indicador de resposta da economia.

Segundo os resultados do mais recente inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal, cerca de 92% das empresas mantêm-se em produção ou em funcionamento – mais 10 p.p. que no primeiro confinamento em abril de 2020. Atendendo às limitações impostas pelo Estado de Emergência e tendo em conta a dependência que a economia portuguesa tem de alguns setores como o turismo (muito afetado), este valor é um ótimo indicador de resposta da economia.

Situa--o-das-empresas-novo-confinamento

70% das empresas portuguesas espera níveis pré-covid até final do ano.

O inquérito revela ainda que, para 38% das empresas, o volume de negócios na primeira quinzena de fevereiro de 2021 já se situa em níveis iguais ou superiores aos verificados antes dos efeitos da pandemia. Adicionalmente, 32% acredita que será possível retomar os níveis de atividade pré-covid até ao final do ano. É possível que este impacto seja significativamente menor graças à vacinação em massa que poderá proporcionar uma recuperação mais acelerada do que o previsto.

Apesar da boa resposta, os pagamentos a horas continuam a ser um problema. Só 16% das empresas pagaram a horas em fevereiro 2021.

Segundo dados da Informa D&B, apenas 16% das empresas cumpriram com os prazos de pagamento em fevereiro de 2021, sendo que grande parte das empresas portuguesas pagou com um atraso médio de 27 dias. O atraso nos pagamentos é um fator importante na competitividade global da economia portuguesa. Quanto maiores forem os atrasos, menor será a nossa competitividade.

De acordo com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), 30% das empresas sentiram a necessidade de aumentar o prazo de pagamento aos fornecedores em resposta aos efeitos da pandemia.

Atraso-nos-pagamentos
Estes números mostram como é importante fazer uma boa gestão de tesouraria - capaz de suportar eventuais deslizes de clientes sem comprometer a atividade da empresa. O atraso nos recebimentos e os constrangimentos de liquidez continuam a ser um dos problemas do setor empresarial português e afetam, em muitos casos, a capacidade de investimento das empresas (em particular das mais pequenas).

Numa fase de retoma, é importante fazer chegar dinheiro rapidamente à sua empresa. A Raize pode ajudar.

Numa fase de retoma, é importante desenvolver um plano para que a sua empresa esteja pronta para os próximos desafios. Apesar dos apoios públicos dispensados durante o período da pandemia e segundo dados de um inquérito promovido pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), 83% das empresas inquiridas consideram que os programas de apoio estão aquém ou muito aquém do que é necessário. O aumento significativo das solicitações, ou a insuficiência dos fundos, faz com que algumas aprovações possam ser um pouco mais demoradas, numa altura em que economia portuguesa não pode esperar.

O objetivo da Raize é promover uma economia mais enraizada na sociedade e menos dependente do sistema financeiro tradicional. Quantos mais financiadores tiver, mais flexibilidade e segurança dará à sua empresa para investir no futuro.

Equipa Raize


Estudos citados:

  • "Projeto Sinais Vitais – 2ª fase - Expetativas face a um futuro próximo", Confederação Empresarial de Portugal e Marketing FutureCast Lab do ISCTE;
  • "Resiliência Financeira das Empresas em Portugal – Retrato do tecido empresarial", Informa D&B
  • "Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19", Instituto Nacional de Estatítica;
  • "Barómetro de Pagamentos - Janeiro 2021", Informa D&B.

Sobre a Raize

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM e a Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. Sociedade Aberta, é uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711. A Raize - Instituição de Pagamentos, S.A. é uma sociedade aberta e cotada na Euronext Lisbon.