CMVM regista a Raize como a primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding.

CMVM passa a supervisionar a Raize

No passado dia 29 de Maio, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) registou a Raize como a primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding em Portugal.

Assim sendo, e a partir de agora, a Raize passa também a ser supervisionada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no âmbito do Regime Jurídico do Financiamento Colaborativo aprovado pela Lei n.º 102/2015, de 24 de agosto. A Raize já é regulada pelo Banco de Portugal desde 2016, no âmbito dos serviços de pagamento prestados a investidores e empresas.


António Marques, Afonso Fuzeta Eça e José Maria Rego fundaram a Raize em 2014 com o objetivo de apoiar o financiamento das micro e pequenas empresas portuguesas.

De acordo com o comunicado da CMVM:

"O registo da primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding em Portugal é um marco no acompanhamento da CMVM às FinTech e vai ao encontro do objetivo da CMVM de contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais nacional, nomeadamente pela inovação financeira, assegurando ao mesmo tempo a defesa da estabilidade do sistema financeiro e da proteção dos investidores."

O novo enquadramento regulatório vem trazer poucas alterações para os investidores da Raize. Desde o lançamento que a Raize segue as práticas internacionais em termos de divulgação de informação e transparência que vão, em muitos casos, além do que está previsto na regulação nacional.

Para mais informações pode consultar o comunicado oficial na página da CMVM, ou enviar um email para apoio@raize.pt.


Sobre a Raize

A Raize é a bolsa de empréstimos para micro e pequenas empresas, onde são investidores que emprestam diretamente às empresas. A Raize conta hoje com mais de 30 mil investidores e já realizou mais de 750 operações de financiamento junto de micro e pequenas empresas.

A Raizecrowd, Lda é uma entidade gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo autorizada e supervisionada pela CMVM. Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A., uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.

Emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda do seu capital.