"Apenas 5% dos novos empréstimos a micro e pequenas empresas são de médio/longo-prazo."

Bancos continuam a reduzir investimento nas micro e pequenas empresas portuguesas


O financiamento bancário a PME continua em queda. Apesar da boa conjuntura económica, o novo financiamento a micro e pequenas empresas caiu mais de 25% face ao mesmo período de 2010 (período de crise). Em 2017, foram feitos 17 mil milhões de novos empréstimos a micro e pequenas empresas. Este é o valor mais baixo desde que há memória estatística.

alt

Uma fragilidade do tecido empresarial português que merece a nossa atenção


Neste artigo chamamos a atenção para uma fragilidade do nosso tecido empresarial. Dados de 2017 do Banco de Portugal revelam que a maioria das micro e pequenas empresas nacionais apenas recorre a financiamento de curto-prazo, nomeadamente contas correntes, livranças ou contas de cheques pré-datados/factoring. Em 2017, dos 17 mil milhões de novos empréstimos, apenas 5% foram de médio/longo-prazo, isto é, com um prazo superior a 1 ano.

Em 2017, apenas 5% dos novos empréstimos a micro e pequenas empresas foram de médio/longo-prazo, isto é, com um prazo superior a 1 ano.

Esta prática de gestão tem custos e riscos para as empresas (e para a economia). Os financiamentos de curto-prazo obrigam as empresas a renovações recorrentes que muitas vezes acarretam custos, tempo e disponibilidade de gestão. Adicionalmente, podem ainda estar sujeitos a renegociações sem grande margem para a empresa.

alt

Adicionalmente, constatamos que cerca de 50% dos financiamentos de médio/longo-prazo são feitos com o apoio do Estado, através das linhas de financiamento "Capitalizar" que são geridas pelas Sociedades de Garantia Mútua. Estas garantias oferecem aos bancos uma garantia para financiar as micro e pequenas empresas cobrindo (praticamente) todo o risco de capital (que é assumido pelo contribuinte).

Economia portuguesa está resiliente e deve continuar a evoluir bem com impulso do turismo e da construção (embora com alguma desaceleração). Conflitos territoriais e comerciais podem afetar estabilidade económica Europeia.


Na Raize, perspetivamos a continuação do crescimento nos próximos meses influenciado pelos setores do turismo, construção e imobiliário (embora com alguma desaceleração). Portugal continua a ser um destino "seguro" e a atrair por isso muitos turistas e investidores estrangeiros. Devemos também continuar a sentir os efeitos dos vários programas de financiamento públicos (ex. PT2020 e Progama Capitalizar) embora com um impacto gradualmente mais reduzido. Em termos internacionais, os conflitos territoriais na Syria/Médio-Oriente e os conflitos comerciais entre os EUA e a China (e a UE?) podem começar a afetar a estabilidade económica da Europa.


Sobre a Raize

A Raize é a bolsa de empréstimos para micro e pequenas empresas, onde são investidores que emprestam diretamente às empresas. A Raize conta hoje com mais de 20 mil investidores e já realizou mais de 700 operações de financiamento junto de micro e pequenas empresas.

Todas as operações de pagamentos, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize Serviços de Gestão, S.A., uma instituição de pagamentos autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.

Emprestar a micro e pequenas empresas é um investimento de risco que pode resultar na perda do seu capital.